Avaliação Funcional para surfistas

September 24, 2015

 

Existem muitos protocolos de testes disponíveis para serem utilizados pelos surfistas ou treinadores de surf. Mas nem todos são indicados para avaliação das capacidades condicionantes e coordenativas específicas do surf. Alguns são muito complexos e de difícil execução mas que oferecem informação importante sobre o "estado" físico do atleta e que requerem uma observação de qualidade por parte do treinador por forma a conseguir transpor essa informação para a melhoria da técnica do surf.

 

Existem, no entanto, outros protocolos muito simples e largamente generalizados que encerram em si informação balizada, sobre a capacidade física do atleta.sendo a sua principal vantagem a facilidade de aplicação prática.

 

É nesta segunda alternativa que nos iremos focar. Daqui importa diferenciar quais as componentes físicas fundamentais para o atleta de ondas, a saber:

  1. Resistência cardiovascular - Natação (20 minutos)

  2. Força muscular - Extensões de braços

  3. Força no core - Prancha (máximo tempo possível)

  4. Flexibilidade - Senta e alcança

  5. Agilidade/Velocidade - 35 metros velocidade

  1. Resistência cardiovascular - Natação (20 minutos)

Segundo Farley, O. (2011), os surfistas passam cerca de 60% das suas surfadas a remar. Por esse facto, torna-se importante perceber a resistência física dos membros superiores e que limitações apresentam. O teste consiste em nadar durante 20 minutos registando o número de piscinas realizadas.

 

2. Força Muscular dos Membros Superiores - (Extensões de braços 1 minuto)

 

O movimento de take-off requer uma coordenação eficiente entre os membros superiores e membros inferiores, num movimento único e explosivo. Todos os surfistas sentem que após 30/40 minutos de surfada existe uma fadiga acumulada que faz perder o controlo e eficiência do movimento (principalmente nos tricipetes e deltoides).

O teste consiste em realizar o maior número de repetições em 60 segundos.

 

3. Força Core - Prancha

 

A zona abdominal, com todos os músculos que a consistuem, são de extrema importância na transferência de energia entre os membros inferiores e membros superiores e tronco.

O teste consiste em realizar prancha durante o maior tempo possível.

 

4. Flexibilidade dos Membros Inferiores - Teste Senta e Alcança

 

Este é um teste largamente utilizada para aferir de forma simples a flexibilidade e mobilidade da zona lombar e dos músculos posteriores da coxa. Uma adequada flexibilidade são fundamentais no  surf, desde o take-off, às rasgadas ou ao roundhouse cutback.

O teste deve realizar-se 3x registando o melhor resultado.

 

5. Velocidade - Teste 35 metros sprint

 

O objetivo deste teste é aferir a velocidade e aceleração num percurso de 35 metros. É importante conhecer a capacidade de produzir força de forma rápida e explosiva, conhecendo os limites e de coordenação dos membros inferiores em movimentos básicos.

Realizar o teste 3x com 5 minutos de descanso entre repetições.

 

Estes testes não são exclusivos do desporto do surf, são no entanto testes que nos permitem conhecer as forças e fraquezas dos clientes / atletas com quem estamos a trabalhar, de forma simples e válida.

 

Bons Treinos! Aloha!

Vasco Rodrigues

International Master Trainer Surfset Fitness

 

 

Please reload

Featured Posts

Benefícios da prática de SURFSET® Fitness

October 23, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts

September 2, 2015

Please reload

2019, by Surfset Portugal

 

Por favor, insira um email válido