Avaliação Funcional para surfistas

Existem muitos protocolos de testes disponíveis para serem utilizados pelos surfistas ou treinadores de surf. Mas nem todos são indicados para avaliação das capacidades condicionantes e coordenativas específicas do surf. Alguns são muito complexos e de difícil execução mas que oferecem informação importante sobre o "estado" físico do atleta e que requerem uma observação de qualidade por parte do treinador por forma a conseguir transpor essa informação para a melhoria da técnica do surf.
Existem, no entanto, outros protocolos muito simples e largamente generalizados que encerram em si informação balizada, sobre a capacidade física do atleta.sendo a sua principal vantagem a facilidade de aplicação prática.
É nesta segunda alternativa que nos iremos focar. Daqui importa diferenciar quais as componentes físicas fundamentais para o atleta de ondas, a saber:
Resistência cardiovascular - Natação (20 minutos)
Força muscular - Extensões de braços
Força no core - Prancha (máximo tempo possível)
Flexibilidade - Senta e alcança
Agilidade/Velocidade - 35 metros velocidade
Resistência cardiovascular - Natação (20 minutos)
Segundo Farley, O. (2011), os surfistas passam cerca de 60% das suas surfadas a remar. Por esse facto, torna-se importante perceber a resistência física dos membros superiores e que limitações apresentam. O teste consiste em nadar durante 20 minutos registando o número de piscinas realizadas.
2. Força Muscular dos Membros Superiores - (Extensões de braços 1 minuto)
O movimento de take-off requer uma coordenação eficiente entre os membros superiores e membros inferiores, num movimento único e explosivo. Todos os surfistas sentem que após 30/40 minutos de surfada existe uma fadiga acumulada que faz perder o controlo e eficiência do movimento (principalmente nos tricipetes e deltoides).
O teste consiste em realizar o maior número de repetições em 60 segundos.
3. Força Core - Prancha
A zona abdominal, com todos os músculos que a consistuem, são de extrema importância na transferência de energia entre os membros inferiores e membros superiores e tronco.
O teste consiste em realizar prancha durante o maior tempo possível.
4. Flexibilidade dos Membros Inferiores - Teste Senta e Alcança
Este é um teste largamente utilizada para aferir de forma simples a flexibilidade e mobilidade da zona lombar e dos músculos posteriores da coxa. Uma adequada flexibilidade são fundamentais no surf, desde o take-off, às rasgadas ou ao roundhouse cutback.
O teste deve realizar-se 3x registando o melhor resultado.
5. Velocidade - Teste 35 metros sprint
O objetivo deste teste é aferir a velocidade e aceleração num percurso de 35 metros. É importante conhecer a capacidade de produzir força de forma rápida e explosiva, conhecendo os limites e de coordenação dos membros inferiores em movimentos básicos.
Realizar o teste 3x com 5 minutos de descanso entre repetições.
Estes testes não são exclusivos do desporto do surf, são no entanto testes que nos permitem conhecer as forças e fraquezas dos clientes / atletas com quem estamos a trabalhar, de forma simples e válida.
Bons Treinos! Aloha!
Vasco Rodrigues
International Master Trainer Surfset Fitness
Tags: