Benefícios da prática de SURFSET® Fitness

October 23, 2015

Hoje vamos falar dos diversos benefícios físicos associados à prática de surfset® fitness, no entanto vamos focar-nos em 3 especificamente:

 

1) Melhoria da força e equilíbrio do core;

2) Melhoria da aptidão cardiovascular;

3) Aumento de massa muscular;

 

O método surfset® utiliza uma plataforma instável em formato de prancha de surf, apoiada sobre 3 bóias e ligada a uma base estável sob as bóias. Um dos objectivos consiste em aproximar o praticante de surfset® da sensação dos desequilíbrios provocados quando estamos dentro de água numa prancha.

 

O primeiro benefício, melhoria da força e equilíbrio do nosso core (centro de gravidade) prende-se com o desafio constante em manter o equilíbrio sobre uma superfície instável. O core caracteriza-se por um conjunto de músculos que se encontram à volta da zona abdominal e simplificando, são constituídos pelos músculos:

  • Parede antero-lateral do abdómen - reto abdominal, transverso, oblíquo interno e externo e transverso abdominal

  • Parede Superior – diafragma

  • Parede Posterior - quadrado dos lombos, psoas ilíaco, multífidos

  • Parede inferior - músculos do períneo

Todos estes músculos devem funcionar coordenados de forma a termos estabilidade no centro com o objetivo de produzir movimento nas extremidades (braços e pernas) de forma mais eficiente.

O segundo benefício, a melhoria da aptidão cardiovascular, advém da metodologia utilizada nas sessões de surfset®. Esta metodologia, de treino intervalado de alta intensidade, promove e aumenta a resistência cardiovascular assim como um consumo calórico mais elevado, levando à perda de peso. Este tipo de treino pressupõe a combinação de períodos de atividade intensa alternados com períodos de atividade menos intensa, por exemplo exercícios de corpo inteiro intercalados com exercícios mais localizados.

 

 A prática de surfset® promove também o aumento de massa muscular, novamente relacionado com a metodologia que utilizamos. Nas nossas sessões utilizamos, fundamentalmente, o peso corporal. Conseguimos aumentar a massa muscular de duas formas: através do aumento do número de fibras (hiperplasia) ou através do tamanho das fibras musculares existentes (hipertrofia), que se diferenciam entre si no número de sets/repetições e na carga associada a esses sets/repetições. Se aumentarmos o número de sets/repetições teremos de diminuir a carga (hiperplasia), pelo contrário, ao aumentarmos a carga teremos de reduzir ao número de sets/repetições (hipertrofia). Esta é uma forma muito simplificada de apresentar estes conceitos. O surfset® utiliza maior número de repetições utilizando o peso corporal, promovendo assim o aumento do número de fibras muscular, sendo que a progressão pode ser medida pela capacidade do indivíduo em realizar cada vez mais repetições no tempo determinado, tendo sempre em consideração a execução correta dos movimentos.

 

Estes são apenas alguns, dos muitos, benefícios associados à prática de surfset® fitness.

 

Estou completamente disponível para quaisquer questões que considerem necessária.

 

Boas ondas e bons treinos! ALOHA!

 

 

Vasco Rodrigues

International Master Trainer Surfset® Fitness

Ambassador Surfset® Fitness

 

 

Please reload

Featured Posts

Benefícios da prática de SURFSET® Fitness

October 23, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts

September 2, 2015

Please reload

2019, by Surfset Portugal

 

Por favor, insira um email válido