How big is too big? Treino de força para surfistas

October 30, 2015

 

O treino de força assume-se como fundamental para a prática de qualquer atividade desportiva com objetivo de melhorar a performance.

 

Se observarmos outros desportos, de alta competição, todos os melhores atletas incluem, nos seu programa de treino, uma componente de melhoria / aumento de força, de acordo com as necessidades funcionais do atleta e do desporto.

 

Mas o que é isto do treino de força?

 

Antes de mais, importa definir conceitos e de que forma pode e vai influenciar a melhoria da performance do atleta, neste caso do surfista.

 

Podemos definir força como "toda a causa capaz de modificar o estado de repouso, ou de movimento de um corpo, traduzido por 1 vetor. É o produto da massa pela sua aceleração (F=m x a)" (Castelo, 2010). No entanto, se desejarmos aplicar este conceito ao movimento do corpo humano, ficamos aquém da sua real complexidade e na sua forma de manifestação.

 

O treino de força, 

 

Assim, será necessário analisar a estrutura das diferentes formas de manifestação de força e como influenciam a performance desportiva.

 

Quais as formas de manifestação de força?

 

 

Força Máxima (Fmax) - devemos entender como o valor mais elevado de força que o sistema neuromuscular é capaz de produzir contra uma resistência inamovível, independente do fator tempo (Schmidtbleicher, 1992). Podendo também exprimir-se em termos concêntricos e excêntricos.

 

Força Rápida - capacidade do sistema neuromuscular produzir o maior impulso possível num determinado periodo de tempo (I = F x T), representada pela curva força-tempo (Castelo, 2010), ou seja, a velocidade com que a força muscular é produzida. A Força Rápida exprime-se em: Taxa de Produção de Força (ou força explosiva), Potência Muscular e Força Reativa.

 

Força de Resistência - capacidade do sistema neuromuscular para retardar o aparecimento da fadiga em exercícios de força, manifestando-se na possibilidade de realizar esforços de atividades de força em atividades de média e longa duração, resistindo à fadiga, e mantendo o rendimento muscular em níveis elevados.

 

No surf, necessitamos de todos as formas de manifestação da força apresentadas, e que cada uma desempenha um papel decisivo na performance dentro de água. O planeamento de treino deverá ter isso em consideração.

 

De que forma é que a força se manifesta no surf?

 

Para podermos praticar uma qualquer modalidade desportiva necessitamos de ter uma base de força.

 

Força Explosiva

 

 

Bons treinos e oboas ondas! Aloha!

Vasco Rodrigues

International Master Trainer Surfset® Fitness

Ambassador Surfset® Fitness

Please reload

Featured Posts

Benefícios da prática de SURFSET® Fitness

October 23, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts

September 2, 2015

Please reload

2019, by Surfset Portugal

 

Por favor, insira um email válido